Bem vindo!

Bem vindo!

sábado, 22 de março de 2014

Como acabar com carrapatos de cachorro


O cachorro aparentemente está muito bem, quando de uma hora para a outra ele passa a se coçar desesperadamente. Quando você resolve examiná-lo detecta o problema: carrapato. Além do incômodo das coceiras, os carrapatos podem até transmitir doenças. Descubra a seguir a resposta de perguntas comuns sobre essas praguinhas que podem incomodar tanto o seu cãozinho.

Quando os carrapatos aparecem?
 
Os carrapatos se alimentam do sangue dos animais e surgem com o aumento das temperaturas, normalmente do início da primavera até o final do verão. Eles são encontrados em áreas urbanas e também em parques. O problema é que eles se proliferam com muita rapidez. Muitos acham que eles voam ou pulam como as pulgas, no entanto ele chega até seu alvo andando e se agarram na pele do animal.O carrapato mais conhecido por atacar os cães é o carrapato vermelho do cão. Para ter ideia da rapidez da disseminação, um carrapato fêmea põe em média de 200 a três mil ovos por dia. Nem todas as espécies transmitem doenças. 
Com quais sintomas meu cachorro estará se estiver com carrapatos?


Ter um cachorro com carrapatos é uma grande dor de cabeça, tanto para o seu cãozinho, quanto para você. Então, fique atento para sinais como: febre, falta de apetite e gengivas pálidas. Corra para o veterinário para que ele possa fazer exames em seu cãozinho e evite possíveis doenças, como a anemia, babesiose, entre outras. Todas as doenças podem ser tratadas se detectadas no início. 
Como acabar definitivamente com eles?

Para acabar de vez com os carrapatos, você pode pode usar alguns produtos e algumas técnicas especiais. Porém, antes de qualquer coisa, sempre contate um veterinário de sua confiança.


Coleira anticarrapaticida

É uma coleira especial, que afasta os carrapatos do bichinho. Porém temos relatos de que os Samoiedas tem ficado com os pêlos manchados com o uso dessa coleira.

Banhos carrapaticidas

É um banho feito no pet, onde é utilizado algum produto carrapaticida para fazer o tratamento dos carrapatos. Pode ser adquirido em pet shops. Cuide para que o animal não lamba o produto durante o banho ou enquanto estiver molhado. 

Carrapaticidas em gotas que possuem longa duração

Este produto é geralmente aplicado no dorso do animal, afastando os carrapatos por um período de tempo. Não se esqueça de reaplicar o produto após o término da ação. 

Produtos recomendados aos Samoiedas:

* Max 3
* Frontline
* Revolution

Produtos NÃO RECOMENDADOS AOS SAMOIEDAS:

* CERFECT
* ProMeris Duo
*Ivermectina
* Pra-Tic 

Tratar o ambiente

Os carrapatos se estabelecem dentro de muros, vegetação, frestas de pisos ou paredes. Então o ideal não é tratar apenas o animal, você tem que fazer uma higienização adequada do local onde seu pet costuma ficar. Verifique as frestas de pisos da sua casa, onde o cão costuma dormir, onde você leva ele para passear. Todos esses locais são propensos a ter uma infestação, e podem ser nesses locais que seu pet está se infectando com carrapatos. Muitos donos de cães fazem apenas o tratamento do animal, passando por meses com problemas com carrapatos, enquanto que a fonte do problema são esses locais infestados. Quando realizar o tratamento do ambiente, esteja ciente que esses produtos são tóxicos e que podem prejudicar você e seu bichinho. Leia atentamente as instruções no rótulo de cada produto. A incidência de carrapatos em épocas quentes é maior. Redobre os cuidados nesses períodos. Consulte o veterinário antes de utilizar qualquer produto. 

Quais são as doenças que esses ácaros causam? 

Os carrapatos podem trazer uma série de doenças que comprometem a saúde de seu pet,como:

# Erliquiose é uma doença que ataca os glóbulos brancos do sangue do animal podendo causar até anemia. Os sintomas iniciais são a perda de apetite e indisposição, evoluindo para sintomas mais graves como inchaço ou inflamação das patas, febre, vômitos e cegueira.

# Babesiose Ataca os glóbulos vermelhos do sangue podendo causar anemia e problemas na coagulação sanguínea. Os sintomas podem ser febre, letargia, perda de apetite, depressão e ou palidez nas mucosas (comum em animais anêmicos).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário