Bem vindo!

Bem vindo!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cuidados com o pêlo

O Samoieda não precisa de banhos frequentes. O pelo deles é espesso e denso e isso evita o acúmulo de sujeira. Meus cães adultos tomam banho a cada 3-4 meses e permanecem sempre brancos e cintilantes com a rotina de manutenção que faço. Já os filhotes, naturalmente mais arteiros, precisam de banho mensal e às vezes até quinzenal se tiverem contato com terra.

Para banhar os meus samoiedas que participam de exposições eu uso um shampoo branqueador americano da All Sistems - Whitening Professional. É importante respeitar corretamente a diluição deste shampoo para evitar que o sammy fique azulado. Um ótimo shampoo branqueador nacional é o Shampoo Azul da Granado, mas existem vários outros bons no mercado.  Não use condicionador no Samoieda.

Deve-se ter um especial cuidado na secagem do Samoieda. Recomendo utilizar um secador de cabelo no frio ou um soprador. Ressalto que não só o pelo como também a pele deve ser perfeitamente seca para evitar problemas de pele.

A manutenção da pelagem deve ser feita com escovações regulares e banhos de talco. Recomendo escová-los 1-2 vezes por semana e sempre antes do banho para tirar os pelos mortos. Use uma escova de aço, sem bolinhas na ponta para não arrancar o sub-pelo. A escovação deve ser no sentido contrário do pelo. Cães de exposição devem ser escovados diariamente. Na época da troca dos pelos, para acelerar a muda e diminuir a quantidade de pelos soltos pela casa recomendo escovar o cão 2 vezes ao dia durante esse período, assim conseguimos reduzir o tempo da muda em até metade do que levaria sem as escovações intensivas.

O banho seco com talco de bebê deve ser feito a cada 15 dias. Escove-o muito bem e só depois comece a passar o talco. Ficam fofíssimos e cheirosos!!!

O Samoieda não deve ser tosado. O pelo funciona como isolante térmico e irá proteger o cão das mudanças bruscas de temperatura e dos raios do sol. Sem o pelo o sammy fica exposto a queimaduras graves na pele e no local destas lesões pode inclusive não nascer mais pelos. A pelagem do samoieda é densa e áspera, o que proporciona a formação de uma camada de ar entre a pele e o meio ambiente, sem essa camada protetora o sammy pode desidratar no calor e até  morrer por hipertermia.

A ocorrência de nós e emaranhados é pouco frequente e acontece mais atrás das orelhas e nas axilas de cães jovens. Se eventualmente se formarem nós na pelagem, estes devem ser retirados com pentes de metal. Cuidadosamente o nó deve ser divulcionado e aos poucos o emaranhado irá se desfazer. Não use tesoura, pois pode cortar a pele do cão, além de ficar com falhas na pelagem. Existem produtos desembaraçantes no mercado que ajudam a abrir e desfazer os nós. Eles facilitam de verdade, mas eu particularmente não gosto, pois eles alteram temporariamente a textura do pelo e no caso de cães de pista isso pode ser um problema.

Lembre-se que um nó não se forma da noite para o dia, por tanto, mantenha uma rotina de escovações e você evitará o problema.

                                    Esclarecendo


Espero que isto explique (embora esteja em inglês) o porquê de manter os nossos nórdicos bem escovados e nunca, nunca mesmo os devemos tosquiar, a menos que seja considerado necessário por razões médicas.

Para que se perceba melhor as ondas pretas representam o pêlo, as ondas castanhas representam o sub-pêlo. a seta azul representa o vento fresco e as amarelas representam os raios solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário